among us

sábado, 25 de dezembro de 2010

Leitura em dia #3


Estava ansiosa para ler este livro depois de tanto ouvir falar nele. Não vi o filme, só quando sair em DVD, por isso a minha opinião baseia-se mesmo no livro. Gostei, é diferente da maioria dos livros primeiro por ser uma espécie de autobiografia mas de apenas um ano de uma autora muito corajosa (e um bocadinho doida) diga-se de passagem. Tal como o nome indica o livro está dividido em 3 partes: a do Comer em Itália, a do Orar na Índia e a do amar na Indonésia.
Eu gostei de todas as partes mas sem dúvida que a última é mais interessante. Para quem está de dieta ler a 1ª parte é tortura, ela passa o tempo a descrever as comidas como se fossem verdadeiros manjares dos Deuses, dá vontade de comprar o bilhete de avião e ir experimentar pessoalmente as pizzas (ai como eu adoro pizza!) e as massas (ai como eu adoro massa!).
Na segunda parte é quando eu acho que a autora dá mais largas à imaginação. Tem lá muita coisa que se vê bem que é fantasia literária e não experiência vivida, não venha ela com tretas. Para começar os "ensinamentos" que ela tenta transmitir: abandonar o pessimismo, sentir gratidão a cada segundo, ter tempo para determinar com clareza quem somos e o que queremos... são coisas largamente exploradas no livro "Segredo" e outros de auto-ajuda. E depois todas aquelas descrições da alma em meditação são um pouco exageradas, mas admita-se faz parte.

Por fim na parte da Indonésia é que a coisa fica mesmo engraçada com as personagens que ela lá conhece e com o despontar do amor. Diga-se que ela continua a retratar essa relação no livro "Comprometida", que espero ler futuramente.

Recomendo, tal como disse é diferente das autobiografias e das ficções que se costumam ler, é ideal para as senhoras passarem umas horas de sorrisinho no lábio e a acenar que sim com a cabeça.

6 comentários:

S* disse...

Se é para sorrir e acreditar no amor, eu quero.

Nokas disse...

Já ouvi falar maravilhas, mas ainda não li nem vi o filme...

Pinkk Candy disse...

eu tenho, mas ainda não passei do primeiro capitulo.

Anónimo disse...

É para um pouco mais do que isso. Não li o livro, mas acreditando que o filme é uma transcrição do que foi descrito no livro, é uma excelente história. Eu gostei imenso do filme, que apesar de longo, recomendo.

Uma Rapariga disse...

Já li e gostei muito, mas ainda gostei mais do 'Comprometida', dá-nos importantes insights sobre relacionamentos, e o estudo que ela faz sobre o casamento é muito interessante :)

C*inderela disse...

tenho esse livro a dobrar :P Compreio uns dias antes do natal mas houve uma pessoa amiga que me ofereceu lolol. tenho que ir trocar o meu. estou desejosa de ler mas ainda tenho não sei quantos à frente.