among us

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Perde-se mais calorias com o frio



Para as meninas mais interessadas quando falo aqui no meu fitness, deixo já a dica que é mais fácil perder peso / calorias no Inverno, do que no Verão.
E isto tem uma explicação muito simples: no Inverno não sentimos tanto calor, logo a fazer exercício também não transpiramos tanto, e por isso há a tendência para fazer ainda mais esforço e exercício do que no Verão, porque não estamos a abafar de calor nem a ficar alagadas em suor.
E se acham que transpirar muito é sinal de que estão a perder muitas calorias é errado. De acordo com o Dr. Ricardo Zanuto (médico brasileiro): "A água é um componente da massa magra, logo, quanto mais água no corpo maior o peso de balança. Muitas pessoas acreditam que por desidratarem, o peso de balança diminui e ela perdeu gordura. Isso não ocorre, basta ela se reidratar novamente que o 'peso' de balança volta, afinal a água não tem valor calórico”.
Ou seja, são estão a perder água e toxinas.
Além disso, quanto mais frio estiver, mais o teu organismo se vai esforçar para manter a temperatura corporal nos 36º, queima calorias para aumentar o calor do próprio corpo. E para isso vai buscar ás nossas gorduras, a energia necessária para nos manter quentes.
Portanto, quando der aquela preguiça porque está frio e não apetece sair de casa já sabem que estão a perder uma boa oportunidade. Mantendo sempre em mente que o ideal é fazer exercício seja Verão ou Inverno =)





3 comentários:

Karina sem acento disse...

É verdade! No ano passado estava um pouco mais longe do centro da cidade e andava quase todos os dias cerca de 3 quilómetros a pé. Ao final de dois meses de inverno, eu estava mais magra, só por andar essa distância e por estar incrivelmente frio, apesar de não andar a fazer dieta - antes pelo contrário ahahahah.

anouc disse...

Começo a achar que emigrar para o Canada é mesmo a opção mais acertada. :D

Amor XXS disse...

Não sabia, mais um incentivo para mexer o cú de inverno apesar de não apetecer nada com este frio. Pensar positivo: aquece e queimamos mais calorias :D