among us

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Desculpem a ignorância

Mas eu nunca meti baixa na vida e parece que para a semana é de vez.
Com certeza há aqui pessoas que já o fizeram. Vou ser operada. O que é preciso para meter baixa no emprego? Onde se pede o papel (qual papel?), antes ou depois da cirurgia?, só se tem de entregar no trabalho?, e depois qual é a machadada no salário???
Alguma alma caridosa, que me ajude nestas questões. Eu fico muito agradecida :)

5 comentários:

Lua disse...

oi!
A baixa é passada pelo hospital onde vais ser operada.
Informa só a entidade patronal.Assim que é passada a baixa entregas à entidade patronal uma cópia e ficas com a outra.
O procedimento é automático na SSocial. Se a baixa for 3 dias não recebes nada.Se for superior recebes 60% do valor relativo aos dias que estiveres em casa.
Atenção às inpecções da baixa. O Hospital só vai dar autorização para saires de casa para fazer tratamentos (caso necessites). Depois tens que marcar com a Médica de Familia consulta para prolongar a baixa do hospital(caso seja necesário).

Espero ter ajudado!

Panda disse...

Obrigada Lua. Em princípio passam-me duas semanas de baixa, uma para recuperar e outra porque ninguém merece sair à rua com a cara num bolo, palavras da médica que me vai operar,.porque de família não tenho.
Saber que isso da segurança social é automático já é um alívio. Estou a ver é que vai ser uma miséria de ordenado, uma semana de férias e mais a baixa. Se adivinhasse o dia ao certo tinha metido as férias na altura da operação, mas eles avisam de um dia para o outro...

vera disse...

Eu julgo que só os médicos do centro de saúde é que podem passar as baixas... nos hospitais sempre me passaram uma declaração para levar até ao centro de saúde, onde me passaram a baixa...

vera disse...

A única baixa que tive "automaticamente", sem passar pelo centro de saúde foi o da gravidez de risco...
Mas posso estar enganada, há muito tempo que não estou de baixa.

Tudo a correr bem ;)

Frutinha (Desabafos e Coisas) disse...

Por acaso, felizmente nunca necessitei de baixa, por isso nao sei bem como funciona. Mas segundo relatos de amigos, o hospital passa um papel para ires ao medico de familia pedir a baixa. Papel esse que depois so tens de entregar na entidade patronal. A nivel de SS nao sei bem como funciona, mas podes sempre perguntar ao medico, ele sabe te dizer se é necessario fazer mais alguma coisa.

Quanto ao ordenado, recebes menos os dias que não trabalhas.