among us

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Cliente Tuga #3

"Agora também preciso de saber ler???"

O cliente tuga não lê manuais de instrução, aliás eles mal sabem o que é isso, mal reparam que existe e quando se vêem mesmo na necessidade, é sempre mais fácil ir meter-se no carro, fazer X quilómetros e ir perguntar a um funcionário. Algo que bastava ter lido.
Aliás, eu minto. Há uma altura em que reparam que o manual de instruções não existe. Quando se por acaso a caixa não o leva. Aí é o Deus ma livre, que nada pode ir sem manual. Mas se este for, não se lhe liga nenhuma.
Já apareceu de tudo:
"não sei programar", leu o manual?, "não";
"não liga", leu o manual?, "não" e "meter-lhe pilhas não"?
"perdi o código",  guardou o manual?, "não";
"não funciona", tirou o imobilizador do tambor? "sei lá o que é isso",  leu o manual?, "não";

Os manuais existem por um motivo: para ajudar as pessoas, além de que os funcionários não sabem de tudo, sobre todas as coisas. Há pormenores que não lembram ao menino Jesus, mas lembra a muito boa gente. E se o ideal seria que se lhes pudesse responder a tudo, a realidade é que ninguém é uma máquina, ninguém sabe tudo de cor sobre todas as coisas. E nem sempre tem de saber.
Por exemplo, uma senhora compra uma máquina de coser. Dois anos depois de a comprar (!!!) vem devolvê-la porque é muito avançada e ela não percebe a máquina.  Leu o manual?, "não". E então, foi ver uma colega de trabalho a ensinar a senhora a coser. Ora, se fosse comigo não tinha sorte.
Eu comprei carro e não me ensinaram a conduzi-lo onde o comprei. Eu comprei um conjunto de panelas da Fagor e não me ensinaram a cozinhar. Eu comprei uma máquina fotográfica e as minhas fotos não são as melhores, ninguém me ensinou a fotografar. Provavelmente a máquina até faz mais do que aquilo que eu sei fazer com ela, mas é minha responsabilidade descobrir esses pormenores todos sobre ela.

5 comentários:

Palavra Já Perdida disse...

Oh meu deus...há gentinha mesmo burrinha arre!

S* disse...

eheheh Comodismo levado ao extremo.

Fernanda disse...

Ó Panda faz-me sempre rir. Precisa de escrever mais vezes. Estou toda baralhada: sempre pensei que trabalhasse em venda de livros e afins, afinal também vende eletrodomésticos?É só uma pergunta retórica pois não tem nada que me responder, claro!

Panda disse...

Fernanda,

sim eu estou mais na área de livros e entretenimento em geral, mas não se vende só disso lá ;) além disso eu também falo de experiências passadas. Já trabalhei em pastelaria, sapataria, etc...

Fernanda disse...

Uma menina polivalente (e valente), portanto....Bj