among us

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Catfish


Conhecem este programa que passa na MTV: Catfish?
Eu fico parva com as coisas que lá vejo. Basicamente tudo começou com o moço da foto, o Nev (bem jeitoso por sinal), que falou durante anos com uma miúda pela net e depois veio a descobrir que era uma outra rapariga completamente diferente do que dizia ser. Ele fez um documentário sobre isso, grande sucesso na América. E agora tem um programa onde faz o mesmo por outras pessoas.
E é incrível a quantidade de gente que passa anos - ANOS- a fio, a falar com outras pessoas, a contar-lhes a vida todinha e confiam cegamente nessas pessoas, sem nunca as conhecerem pessoalmente.
Já vi uma que falava com um homem há 8 (!!!) anos, dizia-se noiva dele, nunca se tinham conhecido pessoalmente devido a desculpas esfarrapadas (a sério, quem é que cai em desculpas daquelas!) e depois foi a ver e era a "melhor" amiga dela, praticamente irmã, que lhe andava a mandar mensagens via facebook e telemóvel, e até pagava a um primo para falar com a amiga por telefone, a dizer o que ela mandava. Oito anos disto.
A maioria são pessoas com problemas de auto-confiança. Usam fotos de outras pessoas, que consideram mais bonitas. Só isso assusta, fez-me pensar na Débora da Casa dos Segredos, uma pessoa coloca fotos no facebook, etc. e depois deixam de ser nossas, esquecemo-nos muitas vezes disso...
Mas também já vi gays a falarem com heterossexuais, pessoas comprometidas, enfim. Isto da tecnologia é tudo muito lindo mas é preciso MUITO cuidado.

5 comentários:

Lisa disse...

Acho que já vi tudo o que há para ver de Catfish ahah E sinceramente adoro. Finalmente alguém alerta verdadeiramente para este assunto, até porque "sofreu na pele"... Na minha opinião, internet serve para boas amizades, mas mais do que isso, nem pensar. Pessoas que nunca se viram sequer? Mas como? É algo que não me passa pela cabeça... E sim, o Nev é um jeitoso ahah

S* disse...

Descobri esse programa na semana passada e fiquei viciada. É impressionante como as pessoas se humilham ao ponto de se fazerem passar por outras pessoas!

Amor XXS disse...

Não conhecia esse programa mas tudo o que se toca a redes sociais é preciso ter muito cuidado, nunca se sabe quais são as verdadeiras intenções de quem está por trás de um ecrã.

Bj*

O Peru Ressabiado disse...

Já conheço o programa há algum tempo e é mesmo um guilty pleasure. Há histórias que são super rebuscadas e que ficamos a pensar se aquela gente não vê aquilo que é óbvio a quem está de fora. De qualquer forma, não é preciso ir mais longe, o catfishing existe cá também e há-de existir sempre que um ecrã nos servir de escudo contra o mundo lá fora.

Na America Profunda disse...

Ola Panda olha um desejo te a ti e aos teus o mesmo que desejo para mim muita saude e amor, um santo natal e um 2014 com muito sucesso
Beijinhos enviados da Bu