among us

sábado, 22 de março de 2014

A minha septoplastia

Na terça estava de folga, estava na cama a dormir e lembro-me perfeitamente que estava a sonhar que estava na Disney com o meu pai. Ele queria andar numa montanha russa super violenta e eu insistia que já não era para a idade dele. 
O telemóvel tocou e eu acordei. Era do hospital, tinham uma vaga para ser internada nesse mesmo dia, senão tinha de esperar mais uns meses. Aceitei, pus-me a pé, acordei o marido, telefonei à mãe, à chefe e à amiga. Fiz a mala para levar para o hospital em menos de 15 minutos (já estava contar que me chamassem assim, do pé para a mão), dei um jeito à casa, fui a Ponte de Lima visitar os pais, fui ao trabalho passar à chefe umas coisas que tinha em mãos, fomos ao trabalho do marido avisar que ele ia meter umas férias para me acompanhar e às 15h estava internada. Fiquei sentada na sala de espera desde essa hora até às 22h45 que foi quando finalmente me arranjaram quarto (e nem foi no piso de otorrino), a sorte é que o quarto disponível era um de isolamento e assim pude ficar sozinha num quarto. Fizeram-me não um, mas dois catéteres hiper dolorosos.
Acordei às 6h, tinha de estar em jejum até ser operada e sem soro. Eu sou uma esfomeada, jejum é o horror para mim. O marido nesse dia ainda teve de ir trabalhar e por isso a minha mãe veio acompanhar-me. Pelas 13h já eu estava tentada a comer a bata que me cobria o corpinho, fartinha de esperar, e lá me levaram para o bloco. Tenho de ser realista e dizer que nessa hora dá vontade de agarrar a mãezinha e não largar.
Chego finalmente ao bloco e "ah e tal os médicos estão a almoçar, espere aí na maca só mais uma hora, a olhar para o tecto"... nesta altura estava capaz de matar um. 
O anestesista chegou, disse que tinha bebido vinho e que era a primeira vez que dava anestesia (perguntei se dizia isso a todos e ele disse que sim, e que 90% acredita e faz ar assustado). Tinham o rádio aos berros e apaguei ao som da Happy do Pharrell.
Acordei a gritar: "'Tou?", "'TOU?" E levei uns 10 segundos até perceber que a alminha a gritar "tou" era eu. Vá-se lá saber porquê. É uma moca acordar da anestesia geral. É uma luta. Tinha o nariz todo enfaixado e a boca seca, parecia que tinha atravessado o Sahaara. Não podia beber, só molhar a boca com um bocadinho de água de uma seringa.
Levaram-me para o quarto às 17h, onde estava a minha mãe. Eu estava muito bem disposta. Meteram-me a arrastadeira duas vezes. Não consegui fazer xixi, a enfermeira avisou-me que tinha de conseguir porque só me podia levantar no dia a seguir. Esperei a enfermeira sair do quarto, pus-me a pé e fui à sanita.
Pensei que não ia dormir nada, acordei várias vezes mas dormi umas seis horas, bem bom. A meio da manhã comecei a sentir-me mal, queria vomitar mas não conseguia. Deu-me ataques de espirros sucessivos, o que punha os pensos a escorrer sangue e tudo o resto. Deram-me medicação para ambos, fiquei meia grogue. O marido levou flores e a mãe comidinha boa mas eu mal lhes liguei e dormitei o dia todo e quando estava acordada era agoniada, contei as horas todas da noite, incluindo uma hora inteira em que se ouvia uma mulherzinha aos gritos a chamar pela enfermeira e esta a responder: "Pois, pois...". Ainda tive coragem para me meter em cima de uma cadeira e desligar da tomada a tv que fazia um "fuuuuuuuuuuuuu" que também não me deixava dormir.
Sexta-feira de manhã. 
Os médicos passam (eram 5) e eu pergunto: "Mas afinal qual de vocês me operou?" E eles olham todos uns para os outros: "Foste tu? Fui eu? A que horas é que foste operada?" E eu: "Quarta às 14h" e uma médica, que mais parecia uma top model diz: "Então fui eu." E eu: "Correu bem?" E ela: "Corre sempre." Ah, tá...
Deram-me alta, estava de lá para fora bem antes do marido ter tempo de chegar. É que tinham sido 3 dias sempre a ver a SIC, li o terceiro livro dos Jogos da Fome em dois dias, sem net e em agonia, horas e horas de espera.
Estou em casa desde ontem. Estou cansada de só respirar pela boca, tenho de trocar o penso várias vezes ao dia, é doloroso e nojento porque nos metem umas esponjas que vão derretendo e saindo misturado com o sangue. Por isso é uma gosminha maravilha. Só tiro os drenos na próxima quinta (OH MEU DEUS, AINDA FALTA TANTO). Esta noite tive muitas dores, não dormi nada, dói-me imenso os dentes de cima (diz que é normal) e já vi a minha vida a andar para trás.
Já proferi as palavras: "Não quero saber se vou respirar 1000% melhor. Se eu soubesse que era assim não o fazia." mas acho que só o posso dizer a sério depois de tudo passado.
Mas que não está fácil, não está.

11 comentários:

Anónimo disse...

Que recuperes rápido. :)

Anónimo disse...

Eh pá porra..até me meteu medo a mim!
Espero que a coisa comece a melhorar e tenhas força para esperar com força até quinta, que dose!!
As melhoras querida *

R* disse...

É este relato que me faz tremer com medo de tudo o que é operação :p

VAIS RECUPERAR BEM E RÁPIDO :)

Beijnho*****

Petra disse...

As melhoras Panda, beijinhos!!

Just a Lady disse...

As melhoras =/
Beijinho*

Candybabe disse...

Bem... É chato... Mas logo que seja para ficares melhor...
Vais ver que vai passar rápido...
As melhoras!!!!
No ano passado também tive uma anestesia geral, acordei gelada e a bater os dentes e só dizia: "Tenho frio, tenho frio" :D lá me meteram umas mantas em cima e apaguei no quarto...

Panda disse...

Obrigada a todas,
a luta lá continua. Pelo menos já consigo dormir de noite...

costinha disse...

E o meu otorrino quer me fazer a mesma operação! Depois de ler este teu post acho que nunca mais me vai ver no consultorio dele..a serio, fiquei com medo! Ele diz me que apenas tenho de ficar internada um dia e uma noite, mas pelo que li penso que ficaste mais dias correcto? E dizem que realmente o pós operatório é o mais complicado e parece que se confirma...as melhoras e que corra tudo bem!

Panda disse...

No hospital fiquei três dias e é bem preciso, acredita. Mais desenvolvimentos quando tirar os drenos....

Coquinhas disse...

Boa recuperação querida. As melhoras ***

Sónia RM disse...

Boa recuperação :)