among us

sexta-feira, 7 de março de 2014

A capa dos currículos (dicas de como conseguir emprego)

Hoje precisei de escolher uns quantos currículos, para chamar pessoas a uma entrevista de emprego. E posso tirar várias conclusões da análise à capa dos currículos:

- A capa (daquelas grossas) fica cheia em 2 meses. Portanto, é muitas vezes uma questão de sorte, a altura em que se entrega o currículo. Em 2 meses ainda pode andar atrás de emprego, mas o empregador só se vai dar ao trabalho de analisar uns quantos dos que estão por cima.

- Currículos sem foto: são logo postos de parte. Grande não, não! Não sei, honestamente, como há pessoas que ainda o fazem. E nem me interessa se são bonitos ou feios, mas de qualquer forma qualquer pessoa gosta de ver que aspecto tem o possível futuro colaborador.

- Fotos tipo "facebook": na brincadeira, a aparecer de lado, com olhar à matador... se mete uma foto dessas no currículo, o que dirá da responsabilidade em relação ao resto. Até pode não querer dizer nada, mas fica a ideia.

- Mails do género: iluvkizomba@sapo.pt (não sei se existe este mas vi um currículo com um parecido) e outras coisas assim. No comment.

- Currículos enormes. Esqueçam. Se tem 3 páginas, já ninguém olha para a última. Mesmo as primeiras é por alto, a ver habilitações, último emprego... e há ainda quem meta cartas de apresentação enormes! Ninguém lê! Não há tempo, nem paciência. Um parágrafo de apresentação é apreciado e suficiente.

- Pessoas com 10 empregos na lista. Ainda que os tenham tido, metam os 2 / 3 últimos. Porque se eu vir que andou a trocar de emprego de 6 em 6 meses e não pára em lado nenhum... chega a um ponto em que uma pessoa pensa que o defeito é seu.

- Noutro campo tem coisas que me arrepiam a alma ao olhar para a capa dos currículos: Pessoas com 30 anos, desempregadas há 3 anos... eu, que estou quase nessa idade, prefiro nem pensar nessa possibilidade, que desespero, por Deus.
Pessoas muito mais qualificadas, com cursos de Gestão, ex-gerentes de lojas até com uma equipa elevada, já com idade de ter filhos a entrar na adolescência, a candidatar-se a lugares de part-time, em qualquer área. Este país não está para ninguém.
Pessoas licenciadas (como eu) de todas as áreas: Informática, Gestão, Enfermagem, Farmacêutica... para empregos em que o 12º bastava. Quanto a vocês não sei, a mim deixa-me deprimida.

13 comentários:

Anónimo disse...

Só vim hoje ao teu blog e encontro logo um post tão interessante.. Em relação a este tema. Qual achas que deve ser o formato do CV? Europass ou um mais original? Na minha opinião, depende das áreas..

Panda disse...

Olá Leonor,
dos que seleccionei para entrevista só um não tinha o formato europass e honestamente gostei mais do dele, do que dos outros. Muito clean, directo e atractivo. E lá está, destacou-se por ser diferente. Mas acho que é exactamente como dizes. Para trabalhar numa loja de atendimento ao público não necessita de ser um modelo Europass, se calhar para te candidatares a àreas mais "rigorosas" já convém ser o convencional. Mas simplifiquem-no ao máximo!

Anónimo disse...

Eu sou da área da economia e até costumam referir, por vezes, para ser europass.

Beijinho

Pérola disse...

Parece-me que me podes ajudar.

Já procuro emprego há tempo demais e qualquer coisa já é desejável.

Por vezes até me envergonho das habilitações.

Beijos e obrigado.

S* disse...

Deve ser doloroso lidar com o desespero dos outros... porque, em alguns casos, é mesmo desespero.

Panda disse...

De onde és Pérola?

Anónimo disse...

Aqui 41 desempregada há quase 2...já entrei na zona crítica da coisa certo? Depois onde eu podia 'ir' com o 12º e uns extras, hoje em dia pedem licenciados em gestão e contabilidade. Onde eu posso ir agora, também vai toda a massa de desempregados, incluindo licenciados. É uma guerra! E é frustrante...

L. disse...

Sinceramente Panda? Tenho de discordar pelo menos num aspecto. Para muita gente a fotografia nao passa de uma mera curiosidade e nem sempre e' sinonimo de emprego garantido. Desde que estou em Inglaterra a unica vez que deixei fotografia no meu curriculo foi para receber propostas absurdas. Ate' ao dia em que deixei de por fotografia... nem sempre consegui o que queria. Mas ao menos sei que consegui o trabalho que tenho pela minha "experiencia" que nao era muita e motivacao (ou por outra qualidade qualquer desconhecida, que nao a aparencia). Agora formato europass ca' em Inglaterra pelo menos e' pouco aceitavel. O que importa na maioria dos casos e' mesmo o conteudo, a apresentacao e' um acrescimo. Fora isto concordo :) menos e' mais.

Panda disse...

Lá está, depende das pessoas.
No meu caso, currículo sem foto são logo excluídos. Outras pessoas terão outros motivos.

R* disse...

Eu cá concordo contigo nisso que dizes da foto... Epá não interessa se é bonito ou feio, gordo ou magro... Mas a aparência de uma pessoa diz muito sobre ela e para alguns tipos de emprego penso que é muito útil.

Relativamente ao SIM OU NÃO ao Europass.. Eu tenho o Europass, mas já pensei em fazer outro... Há algum outro modelo por aí??

Beijinhooo

Catarina H. disse...

Panda, bem-vinda a Portugal, onde não existe emprego para todos e curso superior não é sinónimo de emprego garantido. Eu sou da área da Comunicação, estou desempregada há ano e meio. Na minha área só trabalhei à volta de 2 anos. Depois foi sempre no comércio que trabalhei, não por escolha do coração, mas por tive que ganhar a vida. Mas agora está mais complicado e continuo sempre a tentar, para várias áreas, mas nada! Deprimente é isto. Deprimente é não chamarem sequer para entrevista. Deprimente é só oferecerem estágios em troca de funções de responsabilidade. Deprimente é uma pessoa acima dos 35 anos se sentir posta de lado pelos recrutadores, quando ainda é nova e ainda tem tanto para dar. Deprimente é ler todos os dias anúncios de emprego e achar que está num mundo de lunáticos, que não sabem o que estão a pedir.
E agora? A culpa é de quem?
Bom fim de semana!

Panda disse...

Catarina,
aqui quem te escreve é uma homónima =) também licenciada em Comunicação. Trabalho em comércio desde os 14 anos de idade. Haja emprego. Seja em que área for.

Candybabe disse...

Infelizmente... Isto está de fugir...