among us

domingo, 17 de outubro de 2010

Dicas para férias em Londres.


 Foto tirada por mim a partir do London Eye

Estive recentemente numas agradáveis e inesquecíveis férias na capital inglesa. Recomendo vivamente, era um dos meus sonhos conhecer Londres (outro é Nova Iorque - virá o dia) e não me desiludiu nadinha.
Fui durante 5 dias e eu penso que chega para conhecer o essencial, ao fim desse tempo tinha os pés que não conseguia dar mais um passo porque havia tanto a percorrer e a visitar :)
Desde aí que me têm pedido "dicas" para quem lá vai de férias e deixo aqui algumas, se alguém quiser preguntar mais alguma coisa é só deixar comentário.

1 - Quanto à viagem em si fui pela Ryanair, correu tudo bem e ida e volta ficou em 75€ (nada caro), quanto ao hotel fiquei numa pensão barata, sem luxos mas com o essencial. Descobri-a (e reservei) através do site: http://www.booking.com/


2 - Do aeroporto Stansted para o centro da cidade o melhor é apanhar o autocarro da Terravision (tem gabinete mal se passa a fronteira) que demora 55minutos e custa ida e volta 13 libras.

3 - Mal cheguem a Londres aconselho irem a uma paragem do metro e comprarem o Oyster Card e optarem por carregá-lo na opção "price cap": isto faz com que ao longo do dia vos seja retirado dinheiro do cartão conforme o usarem, mas atingindo um montante máximo podem continuar a andar o que quiserem nesse dia que não vos retiram mais dinheiro. Eu carreguei com 25 libras, fartei-me de andar de metro e quando cheguei ao fim dos 5 dias e fui entregar o oyster card (e reaver as 3 libras que se paga por ele) ele tinha apenas 10 cêntimos :)


4 - Têm que ver de preferência com antecedência que sítios é que querem mesmo visitar e aqueles que se paga para entrar, às vezes compensa (quase sempre) comprar bilhetes que combinem mais que uma visita, por ex. eu comprei no London Eye o bilhete conjunto para o Museu de Cera Madame Tussauds que assim ficava mais barato que comprar os dois em separado.

5 - A maior parte dos museus são gratuitos, tais como o fantástico British Museum e o Tate Modern

6 - Tentem planear antes o que ver para cada dia e optarem por uma "área" de Londres, de modo a poderem ver coisas que estão perto umas das outras. O meu itinerário foi mais ou menos o seguinte (embora a minha memória já me atraiçoe um pouco a ordem das coisas):

Dia 1: (sendo que já chegamos a meio do dia: - Parlamento   - Big Ben   - Westminster Abbey     - London Eye (18 libras +-) - Buckingham Palace (entrada paga, render da guarda às 11h30)    - Westminster Cathedral    - St. James Park    

 Dia 2:  - St. Paul’s Cathedral   - Tower of London    - Tate Modern   -Tower Bridge   - London Bridge    - Shakespeare Globe Theatre (paga-se para entrar mas eu adorei e se puderem ver uma peça ainda melhor)  - Picadilly Circus - Harrods (87-135 Brompton Road Knightsbridge, perto do natural history museum)

Dia 3: - Arsenal Stadium (perto do hotel) - Madame Tussauds (26 libras) - Camden Town (amei!!! voltei lá no último dia, procurem a loja Cyber Dog não se vão arrepender) – Regents Canal / park  (o Zoo é aqui)

Dia 4: - Covent Garden  (loja HMV Music fica na King Street nº 40-42)  - Trafalgar Square - British Museum (horas de coisas fantásticas para ver) - Notting Hill (tentem ir a um Sábado, a feira é mais animada)   (- Natural History Museum   - Victoria and Albert Museum: não fomos mas é perto)


Dia 5: King's Cross (Harry potter fan :) - Public Library (amante de livros) - Camden Town e centro novamente para nos despedirmos do Tamisa, do Parlamento e do London Eye.

No meio disto tudo andámos perdidos, o que era uma maravilha porque descobríamos um novo sítio fantástico.

7 - Sitios baratos para comer: McDonald's, Burger King e Pizza Hut não faltam. Starbucks, Eat ou Prêt a Manger e ainda o Nando´s.

Talvez volte a falar dessa viagem e cidade magníficas mas por enquanto isto vai longo. Quem é a Panda Querida, quem é?

10 comentários:

AvoGi disse...

londres é a minha segunda casa. a casa da minha família e o repouso (sepultura)da minha mãe, avó e mana. por isso londres é a palma da minha mão,
kis :(:(:(

Panda disse...

Se Londres é a tua segunda casa deixa-me dizer-te que estás cheia de sorte =) eu amo Londres, espero lá poder voltar não daqui a muitos anos...
Lamento é saber que os teus já partiram e estão a repousar longe... é o ciclo da vida, não é verdade? termina na morte, infelizmente.

Nokas disse...

Isto vai dar imenso jeito :)
Obrigada!!

Lelita disse...

Ai que boas dicas, principalmente sobre a viagem de Stansted a Londres pela terravision. Vou a Londres em Março e já estava a ver que ia ter que pagar perto de 40€ de comboio,para uma curta distancia até Londres quando pelo bilhete de avião paguei 51€ ida e volta.

Panda disse...

Lelita o bus é muito mais prático, procura na net por terravision e já ficas a conhecer o logotipo da marca e depois mal passas a fronteira dás de caras com o balcão deles, compra logo ida e volta que fica mais barato. É rápido, é cómodo e fácil.
Boa viagem! Se precisares de mais alguma coisa diz ;)

Nokas tu também!

Lelita disse...

Obrigada Panda, ainda vou precisar de mais dicas tenho a certeza. :)

Unknown disse...

DE todas as dicas que já vi, esta é sem duvida a mais pratica e que gostei mesmo! Nada confuso! gostei :D acho que vou t perguntar mt mais coisas ainda t lembras d tudo? :D bj

Panda disse...

Pimpinela
pergunta à vontade linda, o que me lembrar eu ajudo :D amei Londres, amei Nova Iorque mas olha que Londres não ficou nada atrás, tenho d elá voltar.

akelamiuda disse...

Olá. Como fizeste com o dinheiro? Trocaste cá ou lá? O que compensara mais?

Unknown disse...

Olá :) estou a planear ir a Londres em Outubro, mas a procura de onde ficar está complicada... ficaste em q pensao? Beijinhos