among us

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Irmãos mais novos ou mais velhos

Somos 5 irmãos e eu sou a mais nova.
Portanto, eu sei o que é ter irmãos a tomar conta de mim quando a minha mãe não podia, sei o que é ter irmãos a brincar comigo, sei o que é ter uma irmã que me acalma e explica o que é aquela mancha de sangue que surgiu pela primeira vez nas cuequinhas, sei o que é ter um irmão que já trabalha e me dá a metade do dinheiro que me falta (e que fui juntando) para comprar o meu primeiro pc, sei o que é ter irmãos a mandar em mim (vai buscar os meus chinelos, passa-me esta camisa a ferro...), sei o que é ter uma irmã que me deixa ir viver (e ao meu marido) para casa dela durante 4 meses, enquanto (e porque) as obras na nossa casa decorrem e demoram mais que o previsto, sei o que é ter irmãos a mandar-me calar e fazer pouco barulho milhões de vezes.
Mas eu não sei o que é ter um irmão mais novo. Não sei o que é mudar uma fralda num irmão, e só sei o que é "mandar" num, porque o meu irmão que é nem 2 anos mais velho, era um medricas. Nunca fui a responsável por nenhum deles, nunca fui a ama seca. Nunca senti que a atenção dos meus pais era roubada por eles.
E lembrei-me disto porque acabei de ver a minha afilhada de 9 anos a mandar uma "boca" à mãe, que estava a cuidar da irmã de 2 meses. Nas palavras dela: "Madrinha, ajuda-me tu a fazer os trabalhos de casa, sim, porque a mãe agora tem uma menina para tratar", naquele tom de voz fodinhas.
E eu de facto acho que ter uma irmã 10 anos mais nova deve ser uma seca. Já não se acha piada às mesmas brincadeiras, e não tarda ela tem 14 anos e já anda em "grupos de amigos" e paixonetas, e a irmã tem 4 anos e quer brincar às Barbies, e mexe-lhe nas coisas e tem de ficar em casa a tomar conta dela.... enfim... a ser irmão mais velho, parece-me que é ideal que as idades não ultrapassem os 3/4 anos de diferença.
Concluindo, somos 5 irmãos e eu tive a sorte de ser a mais nova =)

7 comentários:

Minnie disse...

Eu sou filha única e não sei o que é ter irmãos, mas por vezes adorava ter um :)

A Mãe da C disse...

Eu sou a mais velha de três. Tenho 5 anos e meio de diferença de uma e 14 de outra. Fui a maior inimiga de uma e a mãe de outra. Odiei ser irmã mais velha de uma e adorei ser de outra. Depois cresci. E amo ser a irmã mais velha das duas. Ser a pessoa a quem recorrem quando tem dúvidas, receios, ou simplesmente algo para contar. :-)

Joana disse...

Sou a mais nova de três e sempre quis ter alguém em quem "mandar" mas reconheço que ser a mais nova tem as suas vantagens.

Catia Ferreira disse...

r: Copias o meu link e, no google reader há uma opção para adicionares blog atraves do link. Colas e já está :)

Panda disse...

O Google reader não foi descontinuado?

Catia Ferreira disse...

Eu tenho um irmão mais novo e não houve muita guerra. Talvez no início houve um pouco mas é normal, acho eu.
PS: quanto ao google reader, eu ainda tenho pessoas que vão utilizando o google reader :\ Contudo, se preferires usar uma rede mais eficaz, tens o Bloglovin que é o que uso e é através deles que a maior parte das pessoas me segue :)

Sónia RM disse...

Nós também somos 5 :D E é tãoooo bom:)