among us

terça-feira, 5 de abril de 2011

Tele-escola


Eu fiz o 5º e o 6º ano numa tele-escola e fico muito admirada quando falo com malta da minha idade que nem sequer sabe o que isso é. A propósito tenho 26 anos.
Quando explico que as aulas eram dadas por vídeo, ou seja nós ali sentadinhos a olhar para a televisão onde um professor explicava a matéria, o pessoal começa logo a delirar. Que aquilo é que devia ser um pagode, que era só conversar ou desligar a TV.
 Não...
Mas alguém acha mesmo que iam deixar um bando de miúdos sozinhos numa sala a ver TV para aprender? Claro que não. Tínhamos sempre um profe de carne e osso ali ao nosso lado, só que esse profe era "só" professor de Português, Francês e História. Todas as outras disciplinas para as quais ele não tinha estudos (Educação Visual, Matemática, Geografia, etc) é que eram dadas pela TV e ele ajudava-nos claro. Escusado será dizer que a matéria estudada nessas idades era tão básica que mesmo o professor não tendo curso para, ao fim de algum tempo já podia dar as disciplinas todas sozinho.

E porque é que existiam tele-escolas? Porque havia falta de professores e porque convencer alguém a ir dar aulas para locais mais remotos era o 31... parece os dias de hoje, hã? As voltas que o mundo dá.

14 comentários:

*Sininho* disse...

Também nunca tinha percebido bem como é que isso da tele-escola funcionava. Parece uma coisa mais antiga mas afinal, parece que não...

Paula Gordinha disse...

por acaso já ouvi falar mt nisso e ja deu uma reportagem na tv não há mt tempo sobre isso

Carla disse...

ola linda,
vi que foste ao meu blog, pois é ontem decidi que já não vai ser aquele meu vestido:( andava indecisa e optei por outro:) vou colocar lá:)
beijinhos

Eli disse...

Eu nunca andei numa tele escola mas as minhas irmãs andaram :)

Catarina Gomes disse...

Um amigo meu também teve aulas de tele-escola e foi-lhe muito complicado explicar-me o que isso era...

Laura disse...

Na minha aldeia também havia tele-escola e quem vigiava as crianças era o padre. Isto passou-se há pouco mais de 20 anos. Entretanto deixou de haver tele-escola, e mais tarde, deixou de haver escola. É triste o abandono em que estão as aldeias do interior do país...

S* disse...

Lamentável... mas um mal necessário.

100 Pretensões disse...

Olha também desconhecia! Realmente como as coisas mudaram.
**

Joana | My Pretty Mess disse...

Eu sabia como funcionava, mas pensava que era mais antigo quanto isso.

MAG disse...

A minha mãe foi professora na tele-escola durante algum tempo quando eu era pequena, mas realmente nos dias de hoje é estranho.
Bjs

Margarida Lozano disse...

Podes acreditar que nunca ouvi falar de tele-escola! Muito estranho ter aulas assim :) não deixa de ser interessante.

Panda disse...

Se querem que vos diga quando chegamos ao 7º ano na escola normal eu e os meus colegas da tele escola sempre fomos os melhores alunos. LOL

Turista disse...

Querida Panda, ainda bem que há pessoas como tu a dar testemunhos na primeira pessoa, senão pareceria que estavamos noutro país... ;)
Beijinhos e obrigada.

Nokas disse...

É uma realidade, e não tão longinqua...