among us

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O ciclo menstrual e lunar

Deparei-me com um artigo do Mind, Body, Green que falava de como o período menstrual da mulher se assemelha e é influenciado pelo ciclo lunar, também ele de 28 dias.
O artigo defende que se deve tentar coincidir os dois. Ou seja, a ovulação ocorreria na lua cheia e o período na lua nova. Fala o artigo da importância de nos "deixarmos ir na corrente" das influências lunares, e o quanto a menstruação é necessária para a energia fluir. 
Que o facto de não termos fluxo é sinal que a nossa energia estagnou e há que descobrir a causa. Isto para quem teve o período desaparecido durante três meses e que só voltou por umas horinhas este mês, faz todo o sentido.
A ausência de período, amenorreia, não sendo em si uma doença, é um sintoma de que algo se passa. A principal causa é um desequilíbrio hormonal (meu caso), e a principal causa desse desequilíbrio hormonal é o stress e / ou exercício físico em demasia. Guilty and guilty. Embora deva dizer que já pratiquei bem mais exercício do que actualmente. Curiosamente foi assim que descobri que a amenorreia provoca acne (e isso passou a justificar a quantidade anormal de borbulhas que apareceram na minha cara - o artigo menciona mesmo que costuma provocar mais acne que na adolescência) e depressão. A vida é mesmo um ciclo... o stress provoca a depressão, a depressão provoca amenorreia, e a amenorreia provoca..mais depressão!
De qualquer forma já me sinto bem melhor, tenho andado mais animada (e sem os anti-depressivos), não voltei a ter ataques de choro, e embora com dias melhores e outros piores, sinto-me "eu" outra vez. 
Ultimamente o tempo livre tem sido passado a navegar na net, ler e a ver filmes (gostei do Grand Budapest Hotel, detestei Boyhood, aliás só aguentei hora e meia, que é metade do filme). Espero sentir-me com vontade de bloggar brevemente.

^PS. Artigo aqui se quiserem ler.

6 comentários:

Catia Ferreira disse...

As melhoras*

esquilinho disse...

Força!
:*

Panda disse...

Obrigada =) beijinhos

Anónimo disse...

Cuida-te miúda! :)

Ana Rita Cortez disse...

Olááá :)
Aqui estou eu a "vir buscar-te" (como pediste) para conhecer as tão faladas alterações do meu blog, e foram muitas.

Beijinho

A Gata de Saltos Altos disse...

Gostei muito desta partilha, não tinha conhecimento deste tipo de situações.

As melhoras para ti e força. *

http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/