among us

sexta-feira, 23 de março de 2012

A palavra intelectual

É curioso como há episódios na nossa vida que nunca nos esquece. Quando tinha os meus 11 anos li o livro "O Diário Secreto de Adrian Mole aos 13 anos e 3/4" de Sue Towsend. Uma maravilha de livro para quem está a crescer.

Tinha um capítulo no livro em que o Adrian (li o livro uma vez aos 11 anos, tenho 27 e ainda me lembro) estava com uma paixoneta pela bibliotecária e então no livro tinha escrito "Reservei os livros X e Y - não me lembra os nomes - para impressionar a bibliotecária. Tenho a certeza que ela já sabe que eu sou um intelectual."
E eu fiquei a olhar para a palavra intelectual... não a conhecia, não sabia o seu significado. Fui ao dicionário que dizia algo como diz hoje a Wikipedia: "Um intelectual é uma pessoa que usa o seu "intelecto" para estudar, refletir ou especular acerca de ideias" e esta resposta não me satisfez, na minha mente de 11 anos se ele estava apaixonado pela menina, intelectual tinha alguma coisa a ver com sexo. E aquilo andou a intrigar-me... que raio quereria dizer o Adrian Mole com intelectual? 
Por fim fui muito muito timidamente ter com a minha mãe e perguntei-lhe o que era um intelectual e a resposta dela foi muito semelhante ao dicionário... e eu, teimosa, ainda perguntei: "Então não tem nada a ver com amor e sexo?" e a minha mãe chocada garantiu que não e, é claro, fez-me um interrogatório para saber a causa da curiosidade.
Fiquei a achar que o Adrian Mole era um tótó! Olha lá querer impressionar uma mulher pela inteligência, aos 11 anos não faz sentido, anos mais tarde...

6 comentários:

S* disse...

ahahah

Faz todo o sentido... a inocência da idade é que te enganou.

Petra disse...

Adorei esse livro! Lembro-me do stress do puto em relação a uma borbulha enorme que tinha e que julgava que se via a km de distância... Um livro fantástico!

Rumo aos 30 disse...

Eu é que me senti miserável quando li que já foste a NY ahahahaa :D
as de lá deviam estar bem melhores que as minhas...
bem eu faço panquecas muitas vezes e estou sempre a variar as receitas, mas tenho uma listinha: http://pizzacomfiambreequeijo.blogspot.pt/p/receitas.html

beijinhos e boa sorte !

Liliana Pereira disse...

Do que me fizeste lembrar! :D

Adorei essa coleção e li-os vezes sem conta!

Obrigada por esta lembrança!

. disse...

Anos mais tarde... acabamos por descobrir que existem poucas pessoas intelectuais! :P :P

Beijinhos Panda*

Princess Charming disse...

Também li esse livro :)