O artigo defende que se deve tentar coincidir os dois. Ou seja, a ovulação ocorreria na lua cheia e o período na lua nova. Fala o artigo da importância de nos "deixarmos ir na corrente" das influências lunares, e o quanto a menstruação é necessária para a energia fluir.
Que o facto de não termos fluxo é sinal que a nossa energia estagnou e há que descobrir a causa. Isto para quem teve o período desaparecido durante três meses e que só voltou por umas horinhas este mês, faz todo o sentido.
A ausência de período, amenorreia, não sendo em si uma doença, é um sintoma de que algo se passa. A principal causa é um desequilíbrio hormonal (meu caso), e a principal causa desse desequilíbrio hormonal é o stress e / ou exercício físico em demasia. Guilty and guilty. Embora deva dizer que já pratiquei bem mais exercício do que actualmente. Curiosamente foi assim que descobri que a amenorreia provoca acne (e isso passou a justificar a quantidade anormal de borbulhas que apareceram na minha cara - o artigo menciona mesmo que costuma provocar mais acne que na adolescência) e depressão. A vida é mesmo um ciclo... o stress provoca a depressão, a depressão provoca amenorreia, e a amenorreia provoca..mais depressão!
De qualquer forma já me sinto bem melhor, tenho andado mais animada (e sem os anti-depressivos), não voltei a ter ataques de choro, e embora com dias melhores e outros piores, sinto-me "eu" outra vez.
Ultimamente o tempo livre tem sido passado a navegar na net, ler e a ver filmes (gostei do Grand Budapest Hotel, detestei Boyhood, aliás só aguentei hora e meia, que é metade do filme). Espero sentir-me com vontade de bloggar brevemente.
^PS. Artigo aqui se quiserem ler.